Caracterização.

O Centro Social e Paroquial de Vila Nova da Baronia é uma Pessoa Colectiva Religiosa reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social, qualificada como Instituição da Igreja Católica, sem fins lucrativos, que tem como objectivo principal promover o bem-estar, cuidar familiarmente e prestar cuidados médicos na velhice ou na invalidez. É uma Organização de Economia Social, do Terceiro Sector, que tem como Missão promover espiritual, moral, cultural e socialmente as populações, no respeito pela dignidade e direitos pessoais, de acordo com os princípios cristãos. Localiza-se em Vila Nova da Baronia, uma bonita freguesia pertencente ao concelho do Alvito, no coração do Alentejo.

O Centro Social e Paroquial de Vila Nova da Baronia oferece aos seus Utentes um ambiente acolhedor, familiar, calmo e organizado; serviço de Apoio de Qualidade; Intervenção Sociofamiliar; Equipamento Térreo, sem barreiras arquitectónicas; Jardim no exterior e espaço circundante para caminhar; Recursos Humanos especializados, com formação contínua; Uma equipa Técnica Multidisciplinar com vasta experiência nas diferentes vertentes do Envelhecimento; Sistema de Gestão da Qualidade em implementação. Dispomos de Acordos de Cooperação com a Segurança Social. O Centro Social presta ainda serviço individualizado de Fisioterapia de Reabilitação aos Utentes da Instituição e a Pessoas da Comunidade.

Para conseguirmos manter estes parâmetros, tentamos estabelecer parcerias, com entidades locais e regionais de forma a capitalizar, quer conhecimento, quer recursos indispensáveis para uma intervenção mais sustentada.

Corpos Gerentes.

A duração do mandato dos órgãos gerentes  é de quatro anos, renováveis sob proposta do Pároco e a aprovação do Ordinário do lugar. Os órgãos gerentes atuais ( 2018-2022) são constituídos pelos seguintes elementos:

Direcção
Presidente – Pe. Miguel Pedro Marcelo Cavaco
Vice-Presidente – Diác.Francisco Rosado dos Santos
Secretária – Alice Isabel Palmela Inácio
Tesoureiro- Pedro Miguel Monteiro Rolim
Vogal – Tiago de Sousa Mestre Gião Marques

Conselho Fiscal
Presidente – Dora Maria Rafael Tomás
Secretária – Andreia Filipa Correia Duarte Rolim
Vogal – Rosa Deolinda Besteiro Silva Coelho

Assistente Eclesiástico – Pe. Miguel Pedro Marcelo Cavaco

Recursos Humanos.

A gestão e organização do Centro Social e Paroquial de Vila Nova da Baronia assenta essencialmente em dois pilares determinantes, nomeadamente os Utentes e Familiares das três Respostas Sociais: Estrutura Residencial, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário e os Recursos Humanos que dinamizam os diversos Serviços existentes no equipamento social, sendo que actualmente dispomos diariamente de uma equipa técnica multidisciplicar (Assistente Social, Animadora, Enfermeiras, Médico e Fisioterapeuta), serviços administrativos, serviço de manutenção e frota, serviço de lavandaria, serviço de nutrição e serviços gerais.

O Centro Social e Paroquial pretende implementar um processo de gestão de Pessoal, desde o recrutamento, selecção, admissão e acolhimento do Colaborador, à gestão da formação bem como desenvolvimento do espírito da grande Família católica que todos formamos.

Quanto mais envolvidos e informados estiverem os Colaboradores, melhor compreenderão as decisões de topo e as mudanças que já fizemos e as que ainda nos faltam fazer, ainda que num primeiro momento surja sempre o medo de sair da rotina, mas com o passar do tempo as novas rotinas acabam por ser interiorizadas e a mudança ocorre naturalmente e tudo o que bem fazemos se refletirá no bem-estar dos Utentes e na rentabilização dos recursos existentes.

Maria do Rosário Inverno
Directora Técnica / Assistente Social

Documentação.

Close Menu