A gestão e organização do Centro Social e Paroquial de Vila Nova da Baronia assenta essencialmente em dois pilares determinantes, nomeadamente os Utentes e Familiares das três Respostas Sociais: Estrutura Residencial, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário e os Recursos Humanos que dinamizam os diversos Serviços existentes no equipamento social, sendo que actualmente dispomos diariamente de uma equipa técnica multidisciplicar (Assistente Social, Animadora, Enfermeiras, Médico e Fisioterapeuta), serviços administrativos, serviço de manutenção e frota, serviço de apoio pessoal, serviço de lavandaria, serviço de nutrição e serviços gerais.
O Centro Social e Paroquial pretende implementar um processo de gestão de Pessoal, desde o recrutamento, selecção, admissão e acolhimento do Colaborador, à gestão da formação bem como desenvolvimento do espírito da grande Família católica que todos formamos.
Quanto mais envolvidos e informados estiverem os Colaboradores, melhor compreenderão as decisões de topo e as mudanças que já fizemos e as que ainda nos faltam fazer, ainda que num primeiro momento surja sempre o medo de sair da rotina, mas com o passar do tempo as novas rotinas acabam por ser interiorizadas e a mudança ocorre naturalmente e tudo o que bem fazemos se refletirá no bem-estar dos Utentes e na rentabilização dos recursos existentes.
A progressão na carreira e o sistema de recompensas dependem directamente da Avaliação de Desempenho, que tem como principal objectivo medir o contributo do Colaborador para a prossecução dos objectivos da Instituição na excelência da qualidade na prestação dos serviços prestados aos seus Utentes.
Maria do Rosário Inverno
Directora Técnica / Assistente Social